21 anos da ECO Rio 92

  • Haroldo Oséias de Almeida*
  • 15/05/2013 21:58
  • Haroldo Almeida

Um bom tempo após o maior e o mais produtivo evento ambientalista do planeta, ECO 92 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizou-se na cidade do Rio de Janeiro, capital em 03 a 14 de junho de 1992, por isso que o evento também é conhecido como Rio92 e o sucesso foi principalmente que os resultados que foram levados em consideração pelos governos e o mundo.

O encontro que marcou o mundo trouxe a tona para toda a sociedade o perigo que o planeta esta passando pelas mudanças climáticas causadas pelo homem com suas atividades de extração dos recursos naturais e a industrialização.

A Rio92 contou com o maior numero de lideranças mundiais já reunidas em prol do meio ambiente, mais de 150 países representados. Um fato que chama a atenção foi à presença da forças armadas fazendo a segurança, e o Rio de Janeiro durante o evento passou a ser a Capital do País, atitude tomada pelo então presidente Fernando Collor, uma postura muito favorável ao ambientalismo, que contribuiu para a importância o evento.

Vários documentos foram produzidos, como: A Carta da Terra; três convenções: Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas; declaração de princípios sobre florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Agenda 21.

Estes documentos são referência ate hoje no debate das questões ambientais, a ECO-92 também consagrou o tema “desenvolvimento sustentável” sendo mencionado na conferencia de Estocolmo em 1972 um dos primeiros eventos a tratar de meio ambiente.

Mesmo com o sucesso da Rio92, o meio ambiente ainda esta sendo muito devastado, além do mais as reuniões de acompanhamento das decisões do evento não surtiram muito efeito ou não conseguiram atingir o sucesso de 1992. Ano passado aconteceu a Rio+20, celebrando 20 anos do evento, também no Rio de Janeiro com a expectativa de obter sucesso coma há 20 anos atrás.

Na realidade todos os eventos ambientalistas que aconteceram após a Rio92 não tiveram resultados tão satisfatórios e nem o volume de representações dos chefes de estado, e a Rio+20 ainda este sendo analisada o seu impacto. Uma pena que só em 1992 conseguimos avançar na defesa do meio ambiente e de lá para cá só contamos retrocessos ou pequenos avanços.

ALMEIDA, Haroldo O.*