Após o 1º EGSA

  • ALMEIDA, Haroldo O.*
  • 19/05/2013 20:17
  • Haroldo Almeida

Entre os dias 01 a 04 de maio, a cidade de Delmiro Gouveia em Alagoas, virou o centro de estudos de Geografia do Brasil, com a realização do 1º Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas, no Campus da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, do Sertão da cidade sendo idealizado por alunos e professores do Curso de Geografia – Licenciatura da entidade.

O evento contou com o tema central “A Produção do Conhecimento e o Ensino de Geografia no Sertão de Alagoas”, e como mesmo o chamamento para o evento colocou “sendo uma oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns às ciências geográficas, tentando articular teoria e a prática, universidade e sociedade”. Além de palestras, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas e apresentação de trabalhos.

O encontro se mostrou ser um espaço muito importante de discussão de temas importantes para a população local, como também um espaço de iniciação cientifica e apresentação trabalhos elaborados por alunos da instituição e de outras.

O evento passou, mas já vejo com bons olhos para a realização do segundo encontro ano que vem, e contar ainda mais com a presença da população da cidade e região que lá certamente é um espaço de discussão de temas que interressam a todos os cidadãos sertanejos.

Pessoalmente estou ansioso para poder contribuir mais com EGSA, aproveito para falar um pouco da minha participação em um mini-curso que tratou de um tema mais inusitado, o que temos nós céus.

Com o titulo de “Introdução a Astronomia dos Sertões”, tive a honra de apresentar em um pouco mais de 3 horas, alguns passos que o universo teve até chegar ao que conhecemos na atualidade. Um ponto que me deixou muito empolgado foi a participação de pessoas dos diversos níveis de formação, estudantes do ensino médio, graduandos, professores, mestrandos e ate doutorandos. Realmente foi um orgulho para mim falar de astronomia para um público tão diverso, além de ter uma dinâmica inclusiva que envolvesse a todos como também fosse aceitável e estimulante.

O mini-curso foi um sucesso, aparentemente todos ficaram satisfeitos com o conteúdo e ate convites para replicar a atividade já foram feitos, bem agora estou em uma missão de levar o conhecimento da astronomia para o maior numero de pessoas possíveis.

Obrigado EGSA, pelo espaço e ao professor Kleber Silva da UFAL, que me incentivou e motivou para a realização da atividade.

*Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista