Trabalhador Rural

  • ALMEIDA, Haroldo O.*
  • 24/05/2013 22:00
  • Haroldo Almeida

O maior operário do Brasil é certamente o Trabalhador Rural, pessoa que desenvolve a produção dos mantimentos que garantem o futuro da nação. Por este belo trabalho em 25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural.

Para entender a tarefa realizada por este trabalhador, que é o principal responsável pela produção de alimentos do país, mas também pela a continuidade da função mais antiga da humanidade, a agricultura. Os cuidados com a lavoura foram criados pelo homem nos primórdios da vida em sociedade, onde antes o homem vivia da caça e era necessária uma grande área para alimentar a família, e com a agricultura o tamanho desta área caiu a um percentual de 10% da área necessária para a caça, então a agricultura se mostra mais eficiente em produzir alimentos para toda família.

Outra curiosidade em relação o cultivo de plantas, foi que possivelmente uma mulher a primeira pessoa a cultivar alimentos, onde os homens iam caçar e as mulheres cuidavam dos filhos então foi por isso que começou a agricultura, também se associa a domesticação de animais as mulheres e as crianças.

Atualmente o trabalho rural esta em baixa, com o avanço da tecnologia, comunicação e a padronização mundial os jovens estão se afastando ainda mais do campo, como também a desvalorização do meio rural tem contribuído para isso.

Nem as políticas públicas voltadas ao homem do campo têm incentivado aos jovens a seguirem este caminho, só uma minoria tem se dedicado à função. Uma atividade que tenta deixar os jovens no campo é o trabalho realizado pelo SERTA, Serviço de Apoio a Tecnologia Alternativa, que atua principalmente em Pernambuco ensinando aos jovens técnicas de cultivo de produtos orgânicos, elaboração de projetos, empreendedorismo, liderança, assistência técnica, além de serem agentes multiplicadores de conhecimento. É uma ação bem interessante e pode ser aplicado em todos os municípios para os jovens e quem sabe a realidade do êxodo rural pode ser evitada.

Reconhecer o homem do campo com um protagonista do desenvolvimento é valorizar a profissão, mostrar que é um meio digno de viver e garantir que a atividade rural ganhe adeptos, principalmente os jovens é isso que o meio rural necessita. Parabéns as Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais.

*Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista