A Floresta Atlântica

  • ALMEIDA, Haroldo O.*
  • 26/05/2013 21:00
  • Haroldo Almeida

A floresta é um dos bens mais belos de nosso planeta, principalmente a Mata Atlântica ou Floresta Atlântica, então em 27 de maio é o Dia Nacional da Floresta Atlântica, data para refletir sobre as espécies deste ambiente que estão ameaçados de extinção ou foram extintas.

Sendo encontradas em fragmentos em quase todo litoral brasileiro, a Mata Atlântica se destaca por ser um bioma de maior biodiversidade do mundo, de fauna e flora, alem da grande contribuição para a formação dos manguezais que são considerados os berçários do oceano.

A característica climática é bem variante, sendo quente e úmido, tendo uma influencia muito evidente das estações do ano, fato aparentemente comprovado pelas plantas, em destaque as várias espécies de Ipês, que deixam o seu colorido na floresta.

Mesmo sendo um bioma de grande biodiversidade é o que mais foi degradado em todo Brasil que desde a colonização vem sendo desmatado, devastado para dar espaço a urbanização e plantações, hoje menos de 10% de toda área de floresta que existia antes do descobrimento do nosso país esta mantida, mas ainda sofrendo riscos de serem derrubadas.

Entre as espécies que sofreram com o desmatamento e quase foram extintas, destaco o Pau-Brasil, árvore que é o símbolo nacional e que deu nome a nossa nação, mas muitos brasileiros nem sabe como é sua aparência.

Muitas espécies da fauna e flora foram extintas, além de ter exemplares endêmicos do bioma, que só existe na mata atlântica e tem uma grande responsabilidade para o desenvolvimento de todo ecossistema, por isso a importância de preservar esta riqueza natural.

O Brasil é um país muito rico, em biodiversidade isso todos sabemos, mas é muito pobre em preservação, ainda esta engatinhando as políticas conservação da fauna e flora. Para chegar a um modelo ideal, que garanta a continuidade das espécies é importante a participação de toda população envolvida neste propósito.

Temos muito e por ter muito a nossa responsabilidade é muito grande com o futuro, temos que agir de forma consciente.

Plantar uma planta nativa da região já é um começo, consumir produtos que não desmate os nossos biomas ou tenham um manejo sustentável, estas são formas de contribuir com a preservação estando em qualquer lugar.

*Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista