Geógrafo e Geólogo em prol do planeta

  • ALMEIDA, Haroldo O.*
  • 28/05/2013 21:00
  • Haroldo Almeida

Nomes perecidos e atividades semelhantes de grandes benefícios ao planeta e ambas têm uma ligeira diferença que faz as duas linhas científicas se distinguirem, talvez seja este o motivo das duas funções terem dias distintos de comemoração, mas também bem próximos, o Geógrafo no dia 29 de maio e o Geólogo em 30 também do mês de maio.

Geógrafo é um profissional que analisa e coleta dados estatísticos, podendo os elementos ser de qualquer área de atuação, é muito usada à experiência deste profissional nas informações coletadas no IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, isso deixa o Geógrafo um profissional de visão ampla e grande entendedor de várias áreas do conhecimento.

Geólogo trata de assuntos voltados a Terra tentando entender as características, composição e o seu desenvolvimento, atua mais em campo, coletando amostras e analisando fisicamente e quimicamente, também trabalha os dados, só que é mais focado na composição dos elementos naturais que compõe principalmente o nosso planeta.

É muito importante a formação de cientistas e pesquisadores para a elaboração de estudos que visem o bem estar da população, em vários sentidos. A sociedade esta crescendo necessitando ainda mais de recursos naturais então novas tecnologias e pesquisas vêem mostrar os melhores caminhos a seguir. O Brasil tem investido muito em qualificação, aumentado o numero de oferta dos cursos de graduação.

Vejo que o profissional da área da geografia, o geógrafo como um oxigenador do conhecimento um interlocutor entre as ciências, já o geólogo esta em ascensão pelo atual desequilíbrio ambiental gerado pela humanidade, situação como esta os demais cientistas estão correndo para dar uma solução viável ao planeta.

Ser geógrafo, geólogo ou outro cientista pesquisador está em uma área que esta para fazer um grande benefício à humanidade, o mundo depende muito de pessoas que tenham o espírito inovador que realmente queiram mudar a sociedade em que estamos vivendo.

Muito mais importante que a pesquisa cientifica é a conscientização e o envolvimento da população de que o nosso planeta é um bem comum de todos e juntos temos que cuidar e zelar por ele, como uma das primeiras missões que foram dadas a humanidade.

*Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista