Água, o bem mais precioso.

  • ALMEIDA, Haroldo O.
  • 04/06/2013 07:04
  • Haroldo Almeida

O bem mais importante para a vida, para o ser humano, a água, nosso corpo é formado por uma grande quantidade de água, como também para a formação da vida somos envolto por este liquido nos nove meses de gestação. Sem beber água a maioria dos humanos morreria em apenas três dias. Não podemos esquecer do valor da água para a todos os seres vivos, animais ou vegetais que estão no ecossistema e para o clima no planeta. E entender que a água não é apenas para o beneficio do ser humano, para o seu uso em atividades agrícolas, pecuária, consumo, higiene pessoal e do ambiente em volta, mas sim principalmente do ciclo de desenvolvimento do nosso planeta com tudo que temos nele.

Água é um bem limitado que segue um ciclo natural que a mantém uma quantidade disponível para os seres vivos que sempre se renova.

Diante de tanto valor a água não tem sido bem utilizada pela raça humana, muito desperdício, poluição e mau armazenamento tem causado a falta deste bem para muitos povos do mundo.

Olhando o planeta do espaço é visível que boa parte dele é formada por água liquida, mas na realidade toda esta água no planeta bem menos de 1% esta disponível para o uso dos seres terrestres, animais ou vegetais, e esta a cargo da humanidade administrar toda esta riqueza com sabedoria e prudência.

Com tanta abundancia de água no planeta os seres vivos em algumas regiões já estão vivendo com a falta deste bem.

As projeções dos cientistas e pesquisadores apontam que o planeta terá uma grande escassez de água em menos de 50 anos, então vem à lembrança de um movimento que elaborou a “Carta de 2070”, é como se uma pessoa do ano de 2070 mandasse uma carta para as pessoas da atualidade, bem há 10 anos quando este texto foi bem divulgado, foi visto como bom, mas era um exagero, nada disso ia acontecer como tinha colocado, mas atualmente com as recentes pesquisas é visto que realmente o meio ambiente está totalmente desequilibrado e as previsões apavorantes da Carta de 2070, pode ser uma realidade que teremos que conviver, muito em breve.

É este o mundo que queremos deixar para as gerações futuras...

Como podemos ser uma sociedade que as maiorias são desperdiçadores que só pensam em meio ambiente, água e ecologia nas datas comemorativas.

*Haroldo Oséias de Almeida - Ambientalista