As missões em Marte

  • ALMEIDA, Haroldo O.*
  • 15/07/2013 10:08
  • Haroldo Almeida

Entre todos os Planetas do Nosso Sistema Solar e só um é parecido com a Terra, o planeta Marte, por estar em uma distancia semelhante do Sol acreditasse que em um passado distante o planeta vermelho tinha uma estrutura semelhante à nossa, com: mar, rios, calotas polares, um continente e talvez ate a vida. Muito tempo à humanidade tem se fascinado com o as possibilidades deste planeta, já se cogitou muita coisa: que havia canais, existia vida, marcianos estavam invadindo a Terra, entre outras. Mas não muito pode ser comprovado cientificamente, a não ser um único fato que foi identificado em um pequeno meteorito do planeta vermelho algo que parecia vida microscópica e unicelular. Com isso Marte é o destino ideal para o nosso conhecimento sobre a Terra, o Universo e o nosso passado.

Desde o inicio da corrida espacial nos anos 50 Marte é o principal ponto de discussão entre os cientistas, acreditasse que em um futuro próximo poderemos fazer uma estação no planeta vermelho, por isso tem se mandado varias missões não tripuladas, mas não para por ai já esta se programando em mandar mais 2 ou 3 missões a o planeta vermelho para então enviar uma missão tripulada, com as ótimas informações que estão sendo enviadas pelo robô-jipe Curiosity, aumenta a expectativa e o interesse pelo planeta.

A missão Marte tem o valor de mostrar para a humanidade o que podemos esperar do futuro, na verdade o Universo tem muitas ameaças para nós, desde meteoros e meteoritos, cometas, erupções solares, entre outras. Entende-se que algumas coisas que aconteceu com Marte poderão acontecer com a Terra e também entender se no Planeta Vermelho tem a possibilidade de existir a vida como conhecemos. Em um futuro totalmente incerto, o conhecimento para a humanidade uma das esperanças de continuidade.

Saber do Universo, com todos os seus astros e fenômenos é importante para o ser humano, mas o que é realmente importante é a experiência filosófica que adquirimos ao aceitar que somos tão pequenos, e tem tantas coisas que não sabemos com isso acreditar na fé de que tudo isso que temos, nos foi dado com um objetivo, de conseguirmos viver de forma melhor valorizando e respeitando cada ser vivo e cada minuto de nossa existência.

*Ambientalista e Astrônomo Amador