Semana é marcada por convenções em São José da Tapera

  • Redação
  • 01/07/2012 19:55
  • Blog da Gracinha


Em São José da Tapera, a sociedade terá três nomes conhecidos que estão disputando as eleições para prefeito. Perete (PRTB), Edilson Ramos (PT) e o atual prefeito Jarbas Ricardo (DEM) e demais coligações prometem ir à luta de casa em casa disputando os mesmos votos. Para quem falou que o prefeito Jarbas vinha como candidato único, a disputa está de bom tamanho, não?

A primeira convenção no município foi do candidato a prefeito, Jário Luiz de Souza Perete, que na ocasião resolveu mostrar as falhas do prefeito Jarbas Ricardo cobrando mais educação, saúde e transporte. “ A mãe dele está inelegível por não pagar as contas do município. No governo dele verbas e emendas não são aplicadas como deveriam. É um absurdo coisa desse tipo acontecer e ficarmos calados. Filas e mais filas se formam em frente a casa dele e aquelas pessoas são recebidas com vale de uma feirinha. Mas, será que todas as pessoas que procuram o prefeito só precisam desta feirinha? Não! O prefeito tem que morar na cidade. Tem que estar todos os dias aqui e não em Maceió” discursa.

Em entrevista, Perete afirma que está de posse de um documento que comprova todos os investimentos da gestão do prefeito que não foram devidamente aplicados. O candidato da oposição ( PRTB) pretende fazer cópias e repassar para a população. “Fui a rádio e o ouvinte sabe quem realmente é Jarbas Ricardo em seu governo. Somos uma base política que precisamos nos fortalecer mostrando aos eleitores quem é quem".

Perete não descarta a possibilidade de se coligar até o dia 5 com o também candidato da oposição. "Eu coloquei o meu nome a disposição e pedi ao Edilson Ramos que fizesse uma pesquisa. E o que ganhasse seria o candidato único na chapa da oposição, mas ele não aceitou. Se eu perdesse eu cederia a vaga sim para ele ser o candidato único em nosso grupo. Serei uma nova força. Pedirei os votos casa por casa com a minha humildade. Sei que a luta é grande mais a frase que me acompanha é a minha realidade. Pode acontecer de a gente se coligar. Quem sabe? Temos até o dia (5) para decidirmos” confessa.

Foi em grande estilo que o titulado candidato da presidenta Dilma e Lula, Edilson Ramos, chegou em sua convenção. Uma carreata liderada pelo deputado estadual Joaquim Beltrão anunciava a sua candidatura pelas ruas da cidade.

Em discurso, Beltrão relembrou das mais de mil cisternas que o município de São José da Tapera perdeu porque o convênio não foi pago pelo prefeito Jarbas. "Talvez pessoas que estejam em outro patamar social estão questionando porque escolhemos o Edilson Ramos como o nosso candidato a prefeito. Esse Edilson que estamos trazendo para enfrentar essa família que está no poder há mais de 30 anos tem a sua história, a sua vida como referência. Uma vontade de construir uma nova administração. Edilson foi até o prefeito Jarbas e disse a ele: 'Prefeito, não deixe esse convênio voltar para o bem do povo de Tapera. Diga onde você quer colocar as cisternas que eu saio de cena e você pode falar que foi você quem mandou colocar'. Mesmo assim, o prefeito Jarbas Ricardo não prestou conta. Deixou o município inadimplente e mais de mil famílias estão sem cisternas. Quem conhece Edilson Ramos sabe que ele é o melhor candidato a prefeito para o progresso" disse.


Ao iniciar o seu discurso, o candidato petista Edilson Ramos ficou emocionado e lágrimas eram visíveis em seus olhos. " Eu não quero dinheiro para ficar rico não. Venho de uma família humilde que com muito esforços me colocou para estudar. Quero que vocês lutem comigo. Vou a cada casa conquistar os votos. A esperança pode vencer o medo e eu tenho certeza de que seremos os vencedores. A minha missão é trabalhar para o povo. “


Edilson fez questão de relembrar todos os projetos feitos em parceria com o CONDRI onde é secretário-executivo e desde 2004 vem realizando a construção de cisternas. Hoje mais de 36 mil cisterna foram entregues no sertão alagoano, sendo motivo de orgulho para o taperense que ja foi premiado na França. Diante de sua história e suas coligações: PT, PTN, PV, PSDC, PDT, um novo caminho começa a ser traçado pelo grupo que, mesmo sendo iniciante, mede forças. “ Sou um jovem sonhador e venho com força para lutar por São José da Tapera para sermos vitoriosos. Só tenho a agradecer a cada um que está nessa luta comigo. Não é fácil, mas a esperança vencerá o medo."

Além de toda a dificuldade de uma oposição, coordenadores de campanha não descartam a possibilidade do ex-presidente da República, Lula, vir a São José da Tapera pedir votos para o Edilson Ramos, sendo a cartada final do grupo para fortalecer ainda mais a campanha do candidato do PT.

E com relação à sua família, ele é cauteloso. “É uma situação muito delicada. Mas, vivemos em uma sociedade democrática e todos nós temos o direito de ir e vir. A constituição nos dá esse respaldo. Todo cidadão tem o poder de escolha e não serei eu quem irei impedir. Não tenho como agradar 100%. Acredito que isso está muito mais além da humanidade. Estou feliz por estar com minha esposa, meus país, meus 24 candidatos a vereadores e seus familiares me apoiando nessa luta. Tenho ainda o povo de São José da Tapera que eu tenho certeza de que marchará comigo” comenta Edilson com relação a alguns de seus familiares estarem do lado do prefeito Jarbas Ricardo.

Para os candidatos a vereadores, essa candidatura do petista em São José da Tapera vem crescendo com a pretensão de se forma uma nova força no município. “Eu venho de uma família que tem história no município de São José da Tapera. Meus tios têm história, meu pai tem história e eu vou fazer história. Eles falaram da família Maia e desde o início pagam por suas línguas. Eles são marcados pelo passado que a fim da força querem apagar e não podem. Nenhum homem que é homem nega seu passado. Hoje eles estão fazendo pior. Vejam com quem eles andam e o que já fizeram por Tapera. Eles ainda dizem que amam são José da Tapera questiona Luciano Maia, sobrinho do ex-prefeito Elisio Maia, sobre a família Ricardo.

Como o assunto central da política é o atual prefeito, os holofotes o perseguem em todos os detalhes. As coligações com os partidos: PMDB, PSDB, PDT,PMN, PHS, PDT, PSDB, DEM reuniram muitos eleitores e candidatos a vereadores de todos os lados. A esposa de Cicinho de Gois, Maninha, era da equipe dos Maias e o professor Amilton Ramos, irmão do candidato do PT Edilson Ramos, também está com Jarbas Ricardo. Já a aliança com o ex-prefeito José Antônio Cavalcante (denominado de " Bicudos") não foi surpresa para muita gente, pois há alguns meses surgiu na cidade os murmúrios de uma possível aliança.

Em entrevista, o prefeito Jarbas Ricardo falou que essa união com o ex prefeito José Antônio (PMN) se deve a uma pesquisa feita no município, onde o Zé estava em segundo lugar. "Temos uma coligação que era oposição há quatro anos atrás. Hoje estamos juntos. Chamei Zé Antônio e falei para ele que, quem ganhasse na pesquisa, seria o candidato a prefeito do grupo, porque eu não tinha pretensão de vir para reeleição. E como eu ganhei ele me apoiou. O Zé Antônio terá espaço em meu governo. Estamos juntos para o bem da Tapera" afirma.

Ainda na convenção, o prefeito Jarbas Ricardo falou sobre os demais candidatos a prefeito, e afirmou que conversou com todos. "Edilson Ramos me falou que também tinha um projeto para São José da Tapera. O que eu não quero de jeito nenhum é quando um taperense precisar de algo tenha que depender de Coruripe, do Beltrão. Tive erros, não posso negar. Mas acertei muito. Tapera foi a cidade que mais cresceu no Sertão de Alagoas " disse.

Em discurso o vice-prefeito, Suellington Fontes falou que São José da Tapera merece uma maior representatividade no estado e que Jarbas Ricardo tem que lançar candidatura a deputado estadual em 2014. Mas, o prefeito deixou claro que a intensão política é de se eleger para prefeito primeiro porque sua família não tem pretensão em seguir carreira política. "Meus filhos estão estudando e terão uma profissão independente da política. A única pessoa que tem interesse é o meu sobrinho João que me falou: 'tio, quando você morrer você me deixa ser prefeito?' Só que eu respondi a ele que primeiro ele tinha que convencer não só a mim, mais a umas 18 mil pessoas" brincou.


Foi com este mesmo humor que a convenção do tido como "Bacurau" levou todo o seu discurso. Ora fazia graça com situações vividas entre seus amigos políticos, ora com os políticos locais.


Ainda na convenção, o ex prefeito Zé Antônio em entrevista não confirmou se ele será o secretário de Obras e Rodagens, e se sua esposa, Maria Francisca, será a secretária de educação se caso Jarbas Ricardo for reeleito, como estão especulando nas ruas e demais convenções. " Nossa união é para o bem da sociedade taperense onde os objetivos serão traçados juntos. Terei um espaço" desconversa sorridente.

Agora eleitor, é hora de analisar e escolher o melhor candidato para São José da Tapera. Aos que não estão satisfeitos com as chapas apresentadas só resta uma solução, votar NULO ou BRANCO, caso não queira pagar a taxa inferior a R$ 5 (cinco reais) nos correios para justificar o seu voto.