Alagoana lança livro infantil em biblioteca de São Paulo

  • Gracinha de Souza
  • 08/10/2015 19:22
  • Blog da Gracinha

A alagoana Dayse Ricardo dos Santos, natural de São José da Tapera, participou da semana da crainça com lançamento de livros Pingo de Letra na última sexta-feira (03), no Espaço Scortecci, bairro de Pinheiros, São Paulo. No evento, familiares e amigos aguardavam atentamente o lançamento do seu primeiro livro, Poesias Colhidas do Vento.

De acordo com a escritora, a ideia de lançar um livro infantil surgiu mediante ao Concurso Literário de Praia Grande quando a escritora ficou em 1º lugar com o texto “Uma xícara de café”, na categoria Memória Literária. No entanto, a rotina diária de professora na educação infantil e ensino fundamental, onde constantemente vive em contato com a literatura infantil, foi primordial. Entretanto, com os contatos diários, os primeiros versos, traços imprecisos de histórias, foram surgindo.

Morando em Santos há mais de 18 anos, a professora da rede pública da cidade de Praia Grande, disse que o objetivo deste livro é despertar o gosto pela leitura, tanto na criança como também nos adultos, sobretudo colocá-los em contato diário com a leitura em seus vários gêneros e formatos. Na sua concepção, compreender o mundo infantil em suas especificidades vai fazer com que os adultos escolham boas leituras e assim o prazer em ler com seus filhos será despertado.

 “Leiam para seus filhos. Leiam bons livros e com certeza terão filhos criativos e mais felizes! A leitura sempre será importante na vida do adulto e da criança, sempre!,” afirma. “A leitura é o olhar para o mundo, um olhar que transcende barreiras, preconceitos, limites. Acredito que quando gostamos de ler, vamos em busca dos mais diversos gêneros, mas sempre nos identificamos por um gênero especifico,” informou a escritora, revelando que  existem outros projetos em andamento para 2016, inclusive um livro para o público adulto e que, apesar de não ser mãe, ela acredita que a sua profissão professora de educação infantil e ensino fundamental I juntamente com o convívio com seus sobrinhos permitiu constantemente inspiração para seus livros.

Ao ser perguntada, a escritora taperense disse que ter seu livro nas bibliotecas públicas de São José da Tapera (sua cidade) de certa forma seria um sonho pessoal.

“Sim, sem dúvidas nenhuma que seria uma grande alegria compartilhar esse e os próximos livros com a minha terra e com a família, amigos e claro com os meus professores, pois eles sempre serão meus professores e nunca ex-professores! Já consigo imaginar o quão especial seria esse momento!”

O livro teve uma tiragem de 150 exemplares e ilustração de Edu Reis. A  literatura infantil de 36 páginas conta histórias em capítulos que instigam crianças a lerem e se interessarem pela leitura. Com uma linguagem fácil e a narrativa de seu sobrinho Gabriel para divulgar o livro no site oficial e nas redes sociais da escritora, o livro Poesias Colhidas do Vento pode ser vendido pelo site no valor de R$33,00. http://www.escritoradaysericardo.com/