Emancipação política de São José da Tapera é marcada por camarote com Acessibilidade

  • Gracinha de Souza
  • 25/12/2015 06:37
  • Blog da Gracinha

Na festa da emancipação política de São José da Tapera, na última quarta-feira 23, o vereador Adriano Ricardo, proporcionou, pela terceira vez, para os cadeirantes de sua cidade, um camarote com visão privilegiada do evento.

Com o objetivo de desenvolver a inclusão Social e diminuir o preconceito que existe em relação aos deficientes, Adriano conta que o camarote “Amigos da Acessibilidade” deu o suporte não só aos cadeirantes, bem como às famílias que, diariamente, convivem com o preconceito entre os próprios familiares dos deficientes ou sofrem na rua por não terem uma acessibilidade respeitada ou adequada, fazendo com que, diante das dificuldades, se escondam em suas casas, tenham  vergonha de suas necessidades especiais e não busquem seus direitos.

" A cada novo deficiente que participa desse evento, é a confirmação que o cerne principal está sendo alcançado. Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, quase 25% declararam ter algum tipo de deficiência. Quando soube desses dados, fiquei assustado e curioso, e comecei a me fazer a seguinte pergunta: Onde eles estão?” questiona. “Não vemos muitos deficientes estudando, trabalhando, se divertindo... pensando nisso resolvi tentar colocar esse camarote, e não foi fácil iniciar, começamos de forma tímida no coreto da praça, agora já tivemos condições de locar uma estrutura satisfatória.”

Adriano conta ainda que seu grande sonho é tornar o camarote “Amigos da Acessibilidade” uma tradição em São José da Tapera, isso, independente de ele está com mandato político.  E, ao ser questionado se esse espaço é uma forma de pedir respeito, ele não economizou nas palavras.

"Esse pedido de respeito tem que ser feito à sociedade civil e organizada, ao executivo, sempre digo que essa iniciativa teria que ter partido de quem organiza a festa e não de mim. É bem verdade que o executivo municipal, na pessoa do prefeito Jarbas Ricardo, tem patrocinado sempre, mas julgo que essa ação deveria acontecer nos principais eventos feitos pelo poder público e não uma vez ao ano. “

Para os cadeirantes presentes, as palavras de ordem que não devem faltar são: “ACESSIBILIDADE NÃO É FAVOR, É DIREITO! NÓS EXISTIMOS! MERECEMOS RESPEITO! PRECISAMOS DE INCLUSÃO SOCIAL VERDADEIRA!”

No camarote, familiares do vereador, amigos, políticos do município e cidades vizinhas e o Deputado Estadual Inácio Loiola estiveram presentes para festejar os 58 anos de emancipação política de São José da Tapera ao som das bandas Chicabana e Samyra Show. As festividades deram encerramento na quinta-feira (24) com hasteamento de bandeiras, cantoria do hino do município e desfiles cívicos das bandas Marcial Amigos da  Alvorada e João Paulo II.