Prefeitura de São José da Tapera regulariza salários dos Conselheiros Tutelares

  • Gracinha de Souza
  • 30/12/2015 12:57
  • Blog da Gracinha

O secretário municipal de Finanças José Quintela Machado, confirmou, na tarde desta quarta-feira (30), o pagamento da folha salarial dos conselheiros tutelares de São José da Tapera referente a novembro e dezembro, conforme documentos em anexo.

De acordo com José  Machado, o prefeito Jarbas Ricardo autorizou o pagamento e  está de posse dos 80 comprovantes pagos de salários dos conselheiros desde 2013. Os salários somados em R$ 8.500 no mês de dezembro refere-se também a todos os gastos dos próprios conselheiros que tem a competência de administrar os gastos com manutenção de internet, material de expediente, manutenção do carro ou gasolina.

O secretário Machado disse que não existe uma verba especifica para o pagamento de salários dos Conselheiros Tutelares, que a arrecadação é do próprio município.

“ Não é uma verba específica que o Governo Federal manda, como eles dizem. São recursos do município que são relacionadas com, por exemplo, ao FPM,” pontua.

  Já com relação ao carro do Conselho Tutelar, Zé Machado rebate as acusações e afiram que para a chegada de um novo veículo tem que ser através de uma  emenda do Governo Federal e não da prefeitura.

“O carro do conselho não está em péssima condições chegando a colocar a vida dos conselheiros em risco não, como foi afirmado. Ele é um carro do ano de 2012. Eu soube que vai chegar um carro pra Tapera através de uma emenda de um senador. O carro está previsto para ser entregue a são José da Tapera na pose dos novos conselheiros em janeiro do ano que vem,” revela.

Ao ser questionado sobre uma folha de dezembro de 2012 que o conselheiro Vanvan Correia afirma está em atraso, e sobre a questão de que para o prefeito Jarbas Ricardo está quite com a categoria o pagamento tem que ser efetuado até 10 de janeiro de 2016, o secretário diz que vai depender do entendimento do prefeito Jarbas Ricardo.

“O prefeito Jarbas vem pagando aos conselheiros tutelares desde 2008 até 2015. No mandato dele, nenhum salário da categoria está em atraso. O que eles estão reivindicando são salários que não foram repassados na gestão do ex prefeito José Antônio Cavalcante, que realmente ficou um mês aberto e eles tem conhecimento disso,” afirma o secretário. “Não posso afirmar se o prefeito Jarbas irá pagar, mas tudo depende de como a proposta chega até ele. De repente, o prefeito se sensibiliza com a situação e efetua o pagamento, mas só depende dele, visto que vale ressaltar que a responsabilidade em questão, não é do prefeito.”

Sobre as férias e décimos terceiros salários que a categoria cobra na justiça, o secretário de finaças disse que o décimo terceiro salário nunca foi colocado no orçamento.

“Se existem algum erro, eu desconhecia, pois a categoria nunca reivindicou nada. Fui saber esses dias agora após sua reportagem, mas esse tipo de pagamento nunca entrou nas despesas do município. As contas que foram repassadas foram efetuadas e pagas,” afirma o secretário de finanças José Machado.