Em rede social, estudante cobra providência para lixão de São José da Tapera

  • Gracinha de Souza
  • 29/01/2016 06:13
  • Blog da Gracinha

Se tornou comum hoje em dia vermos cidadãos indignados com a ausência dos poderes e usarem as redes sociais para se manifestar. Tornar público problemas não resolvidos pelas autoridades ficou mais fácil e corriqueiro. Várias vezes vemos na internet apelos de pessoas suplicando uma saúde de qualidade, educação, moradia, e por que não o respeito ao meio ambiente?

Mariane Gomes Melo, estudante de pedagogia, que mora na zona rural de São José da Tapera, utilizou de sua rede social para alertar à sociedade taperense sobre o descaso com o lixão que fica localizado no sítio Palmas, entre as entradas do Povoado Pilões e Salgadinho.

Para mostrar sua indignação, a universitária utilizou as rashtags: #enfeitada da região onde ela faz uma alusão à campanha do natal de São José da Tapera, feita pelo prefeito Jarbas Ricardo, onde a cidade foi considerada a mais ornamentada do sertão. Já a rashtag #vergonha seria pelo descaso com o povo de sua região.

“Aí o que fazer com o descaso público da nossa querida cidade??? Cidade essa onde no natal senhor prefeito faz questão de mostrar que é a mais bela cidade... A mais ?#‎ENFEITADA da região ...Pra que???? Pra vc sair nos municípios e encontrar uma situação dessas, isso aí é no lixão da cidade onde acham pouco e ainda jogam o lixo na estrada... ?#‎vergonha” publicou ela em seu Facebook. A publicação da taperense teve mais de 100 curtidas, 22 compartilhamentos e 14 comentários.

De acordo com Mariane, no lixão, que fica localizado no Sítio Palmas, se joga todo lixo que vem da cidade de São José da Tapera, sendo deixado no meio da estrada, pois os garis não têm a preocupação de colocar o lixo num determinado local. O entulho fica lá por vários dias, impossibilitando a passagem de veículos. Além disso, um mal cheiro incomoda os moradores.

“Essa situação ainda fica pior quando algumas pessoas resolvem colocar fogo nesse lixo que passa vários dias queimando, uma fumaça infernal. Mas quando vamos reclamar o prefeito Jarbas diz que só colocou o lixão lá porque era deserto,” revela.

Para Marine, essa situação chega a ser revoltante não só com os moradores, mas sobretudo, pela falta de respeito com o meio ambiente.

“Não existe mais preocupação com o bem estar do outro, com o meio ambiente. Os nossos representantes estão preocupados em querer votos, aí sim, eles sabem que naquela localidade ali na região tem votos, mas também têm pessoas que precisam de um mínimo possível de dignidade,” desabafa.

A reportagem do Minuto Sertão entrou em contato com o coordenador dos Garis,  José Roberto de Araújo, conhecido como Beto da limpeza, mas ele não foi encotrado até o fechamento da matéria.