Com 5 mil em prêmios, Gincana Motociclista é recorde de público em São José da Tapera

  • Gracinha de Souza
  • 12/10/2015 11:41
  • Blog da Gracinha

A 15º Gincana Motociclista que aconteceu neste último domingo (11), na praça central de São José da Tapera, contou com uma intensa fiscalização do promotor de justiça Luiz Tenório e guarnições do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes).

De acordo com o promotor, a vinda de sua equipe se deu pelas irregularidades que aconteciam todos os anos no evento com motos sem documentações, condutores sem CNH e, na maioria das vezes, estavam alcoolizados. Na busca, houve a preensão de motos, veículos sem documentação, maconha e uma bicicleta onde seu condutor estava empinando-a na frente da guarnição em sinal de desrespeito.

“A questão da bicicleta foi porque o condutor ficou fazendo piruetas na frente da guarnição. Além disso, vinha passando algumas pessoas e ele continuou a empinar. Essa atitude foi desrespeitosa com a sociedade na nossa frente e poderia ferir alguém. Por isso, a bicicleta foi detida até que o cidadão traga a sua devida documentação,” afirma o subtenente Matias.

De acordo com Luiz Tenório, esse ano, apenas 30 motos foram apreendidas. Diferente do ano anterior, onde mais de 257 motos foram guinchadas. Dessas, apenas 32 foram regulamentadas pelos seus donos.

“Ano passado tivemos um número recorde de apreensão na cidade, pois eu estava sabendo o dia exato do evento, mas como esse ano fui pego de surpresa, chegamos quando o evento já tinha começado. A priori, as motos deveriam ter sido vistoriadas antes de começar a gincana, entretanto se preciso for, iremos exigir dos organizadores as documentações dos veículos e condutores.”

As motos paradas em via pública que foram levadas, o promotor disse que esse tipo de ação é permitida porque, em alguns casos, as motos estão irregulares e seus condutores abandonam os veículos para não serem pegos em flagrante. Diante disse, o veículo é recolhido e guinchado.

Já com relação ao evento fechar as vias da praça pública, o promotor informou que esse tipo de evento não poderia acontecer no centro da cidade, e sim, em um terreno afastado ou local que não impedisse o cidadão de ir e vir.

“Irei ter uma reunião com o prefeito Jarbas Ricardo no sentido de que a prefeitura se organize e arrume um local específico para esse tipo de evento. Na verdade, esse  evento era para ter sido realizado no mês de março, mês que ele oficialmente entrou para o calendário de festividades do município. Uma vez que ele cerca o centro da cidade, e faz deste espaço um local privado, ele está automaticamente tirando o direito de locomoção do cidadão.”

Gincana

O evento, que já faz parte da grade de programação do município desde o decreto do prefeito Jarbas Ricardo em 2013, no mês de março, contou com 36 participantes de várias cidades da região sertaneja, além de duas belas jovens taperenses, Allana Vitória e Karollaynne Lisboa (ambas veteranas na modalidade) que disputavam na mesma categoria, enquanto os demais competidores pelo prêmio de 2.000 reais para o 1• colocado. Além disso, entre troféus e prêmios do 2 º ao 5º colocado, a 15ª Gincana Motociclista totalizou uma premiação de R$ 5.000 (cinco mil reais).

Na gincana, cada participante tem que fazer um percurso com obstáculos sem colocar o pé no chão. Caso o condutor perca o equilíbrio, terá que voltar e fazer todo o percurso novamente. O condutor que fizer em menor tempo, leva o primeiro lugar. Além disso, todos os participantes têm o direito de correr duas vezes a modalidade e escolher o seu menor tempo.

De acordo com o organizador do evento, vereador Marcos Pereira, popular Marquinhos X, a festa foi adiada devido a problemas pessoais, por isso, só agora pôde ser realizada.

"Que entre perfeito, que saia prefeito! Quem for, a festa continua sendo decretada do município e tenho certeza que cada ano faremos melhor. De fato a festa já é tradição no município no mês de março, e estou muito feliz pela colaboração dos patrocinadores que acreditaram no evento e no público aqui presente. Entre as 53 cidades que realizamos esse evento, São José da tapera é recorde de público! Só tenho a agradecer a confiança depositada," comemora.

De acordo com Sheyla Pereira, esposa do vereador, todos os competidores são maiores  de idade e têm em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo essa, uma das exigências do evento. Ela conta ainda que  esse ano foram confeccionados vários copos com o logotipo do evento e o vereador doou 200 copos para os alunos do colégio João Paulo II.

"A pretensão era vender os copos aqui na gincana, mas meu esposo pensou bem e resolveu ajudar aos alunos do João Paulo II, e deu para eles venderem e arrecadarem fundos para a formatura deles no final do ano," disse.

O evento contou com a presença de motociclistas de várias cidades da região sertaneja: Olho d'Água, Olivença, Batalha, Belo Monte, Olho d'Água da Flores e Pariconha. A animação ficou por conta do DJ Lando que comandando o paredão do jogador Cleiton Xavier e banda Big Jhones. A guarnição policial permaneceu no evento até o final da programação.