ENEM: "Chocolate alivia ansiedade e acalma o candidato," disse psicólogo

  • Redação
  • 02/11/2012 12:14
  • Blog da Gracinha

Uma expectativa sobre um resultado positivo é naturalmente cobrado em sociedade quando vamos passar por algum tipo de avaliação, seja em entrevista de trabalho ou uma vaga no estágio. Mas, nada se compara com a tensão do primeiro vestibular e/ou ENEM que fazem do candidato uma “bomba relógio” de ansiedade e responsabilidade. As cobranças involuntárias dos professores, pais, amigos e sociedade em geral, além do medo de uma possível reprovação, podem acarretar em sérios problemas psicológicos, visto que, mesmo o candidato tendo competência, pode haver um desequilíbrio emocional pela pressão imposta de que ele não pode, em hipótese alguma, errar. O psicólogo taperense, Antony Souza explica que o medo de um possível fracasso e da ansiedade que envolve o candidato pode e deve ser confortado com o apoio dos pais, e inclusive, por uma barra de chocolate que pode trazer ao candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) uma sensação de bem estar, além de proporcionar mais energia no dia da prova.

“Uma questão simples, porém muito importante, é a questão da ingestão de chocolate antes ou durante a hora da prova e a compra de água. O chocolate contém Feniletilamina que é uma substância química que melhora o humor e desencadeia um estado de bem-estar. Uma prova como a do Enem traz uma possibilidade do ingresso em uma instituição de ensino superior e muitas vezes é vista pelos candidatos com ansiedade, dentre muitos outros aspectos pela pressão familiar que em muitos casos funciona como campo produtor dessa mesma ansiedade e pressão, fora a pressão pessoal do próprio candidato que na busca da aprovação tende a se empenhar ao máximo, muitas vezes de um modo desacompanhado e aleatório”, afirma.

O Antony Souza, explica ainda que para os candidatos que irão ingressar na prova do ENEM, é importante ficar atentos em três aspectos:

* Planejamento de estudo a longo prazo,

* Apoio familiar

* Redução da ansiedade em si.

“ Não se pode lidar com esse tipo de prova sem ter um bom planejamento a longo prazo, dividindo seu tempo e as necessidades de cada um em relação as divisões do estudo das disciplinas, ou por domínio da disciplina que se tem maior facilidade e empenho nas que tem menor domínio. Em um momento como este, o apoio da família é um aspecto muito importante para que se promova a segurança emocional e se evite o aumento da tensão e ansiedade; em muitos casos as famílias cobram mais resultado e não dão tanto apoio emocional. Esse apoio representa o acompanhamento, conversas sobre dificuldades do filho e descentralização da necessidade de resultado positivo de aprovação, explica o psicólogo que acrescente que o terceiro aspecto para uma boa descontração está presente na interconexão com os outros dois. “Por si só a tensão e/ou ansiedade que se forma na espera e preparação para a prova são comuns, para alguns não representa uma forma de empecilho, para outros devido a cobrança familiar se transforma em fator que causa desequilíbrio emocional e poderá prejudicar na hora da prova,” explica.

Sabemos que algumas atitudes são necessárias para que no dia da realização do exame do ENEM o candidato esteja mais disposto e ingestão de álcool está dispensável. “Dormir bem, evitar sair para festas no dia anterior e ingerir álcool, além de evitar aborrecimentos são posturas conjuntas que fazem a diferença no aspecto psicológico, promovendo tranquilidade e reduzindo a possibilidade de ansiedade e tensão. O candidato à prova do Enem e seus familiares devem estar conscientes de que não se trata de adotar uma ou outra postura isoladamente, mas de tentar criar um conjunto de comportamentos que promovam um bom acompanhamento do candidato desde a opção da escolha da prova até o acompanhamento para o momento da realização da mesma” finaliza.

Por isso candidatos, fiquem atentos e não esqueçam que estamos em horário de verão. Saiam de casa no mínimo com uma hora de antecedência da prova para evitar aborrecimentos provocados pelo trânsito e possíveis congestionamentos que se formam nos polos onde serão realizadas as provas. Lembre-se também que o Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), é realizado no horário de Brasília e como o Nordeste não está inserido, os portões se fecharão ás 12:h00min.

Fiquem atentos também nos dois dias de prova, pois segundo informações, o candidato terá quatro horas e meia para responder a 90 itens. Já no domingo ele ganha uma hora a mais para fazer a redação. Também é importante ter cuidado para não gastar tempo demais em uma questão e acabar sem responder as outras. A dica de especialistas é que as façam em média, 3 minutos para cada questão. E mesmo diante do tempo corrido, não esqueça de preencher o gabarito.


Vale ressaltar que professores acreditam que temas como, violência no trânsito, meio ambiente e Código Florestal são assuntos com grande probabilidade de aparecerem na redação da prova. Há quem aposte no Centenário de Luiz Gonzaga e no fenômeno Sandy que, recentemente devastou a costa leste dos Estados Unidos.

Agora é com vocês candidatos a prova do ENEM. Façam as provas bem  tranquilos. Acreditem  que todos esses anos de preparo resultará em sua aprovação. E,  aos que acreditam em Deus ou em outras religiões, não custa nada demias rezar e/ou orar mais um pouco para fortalecer o lado espiritual.

A todos vocês, em especial de São José da Tapera, boa sorte!