Piranhas é referência de Carnaval na região Sertaneja

  • Redação
  • 12/02/2013 20:00
  • Blog da Gracinha

A nova administração da cidade de Piranhas não atrapalhou os quatro dias de carnaval de um dos endereços mais frequentados da região sertaneja. Com suas ruas estreitas, uma excelente organização do trânsito e diversos guarda-vidas nas margens do Rio São Francisco, que garantiam a proteção dos banhistas, Piranhas acomodou todos os cidadãos que chegavam para curtir o carnaval.

Entre os pontos turísticos que contam as histórias desta cidade histórica, a nova orla era o local mais frequentado pelos turistas e foliões que davam uma paradinha para recarregar as “baterias” e degustar os deliciosos pratos servidos nos barzinhos e restaurantes. Já os passeios de barcos e Catamarã garantia aos visitantes uma visão panorâmica da cidade e de toda folia.

Mesmo com todos esses atrativos que Piranhas têm, o movimento diminuiu em uma porcentagem significativa comparando ao ano passado. O transito controlável, ruas transitáveis, moto taxi sem passageiros e pista de dança com espaços livres, ficou perceptíveis a ausência em massa de foliões. Mas, de acordo com alguns cidadãos piranhenses, essa questão não tem nada a ver com a política local, e sim, com a divulgação anterior da mídia por publicar em seus meios de comunicação, a possibilidade de não haver Carnaval na cidade devido a redução no repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios, (FPM) nas prefeituras que contam, também com essa verba para realização do carnaval.

Como Piranhas é referência de Carnaval no sertão alagoano, os taperenses permaneceram com a tradicional mania de festejar os quatro dias de carnaval por lá.

Segundo informações, os blocos que se reuniram na praça central saíam de São José da Tapera ás 11:h00 da manhã, e só voltavam ás 20:h00. As 22:h00 quando começava a programação de Olho dá Água das Flores, os taperenses ja estavam prontos. Depois daquele banho, logo voltavam a pular e dançar as marchinhas de carnaval, arrocha e muito axé até altas horas da madrugada. E tudo isso, sem a preocupação de voltar dirigindo, pois motoristas foram contratados com seus caminhões para levar os componentes dos blocos nos destinos desejados pelos grupos. " Todos os anos temos a cidade de Piranhas como nosso destino de carnaval. Sempre ficamos de olho nos amigos para alerta-los dos perigos com álcool e direção. Nós vamos em segurança porque temos o motorista que nos levam. Enquanto estamos brincando o carnaval ele está descansando para dirigir na volta. Graças a Deus nunca passamos por situações perigosas no trânsito devido a embriagues. Mas sabemos que não estamos livres porque infelizmente existe pessoas irresponsáveis que bebem e causam acidentes nas estradas," disse um grupo de foliões de São Jose da Tapera que não quiseram se identificar.


A diversão dos foliões de Plantão

Muitos foliões das cidades de Delmiro Gouveia e Olho d´Água do Casado, se vestiram com roupas de mulher e paravam os motoristas pra pedir um trocadinho e garantir a bebida durante todo o dia de folia. Já alguns cidadãos de Piranhas Novas, não perderam o pique e foram de pé em busca do carnaval até Piranhas Velha. Enquanto isso, nos corredores da folia as guarnições das Polícias Militar, Civil e Pelotão de Operações Especiais da Polícia Militar (Pelopes), estavam prontos para recolher os mais exaltados e garantir a segurança geral dos foliões que brincavam na paz.