Sertão: Moradores do Povoado Caboclo fecham AL-220 em protesto por água

  • Redação
  • 26/02/2013 17:59
  • Blog da Gracinha

Enquanto o governador Teotonio Vilela Filho e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, fazem uma visitinha básica para conferir o funcionamento do Canal do Sertão, na manhã desta terça-feira, 26, moradores do distrito de Caboclo, município de São José da Tapera, bloquearam a AL-220 (que dá acesso as cidades da região sertaneja), com pedras, galhos de arvores e pneus em chamas para protestar em uma reivindicação pela falta d’água que ocorre naquela localidade há mais de noventa dias.

Segundo informações, depois de horas de negociação com o Gerente de Negócio da CASAL da Bacia Leiteira, José Arnaldo, a pista foi liberada e o trânsito que ficou totalmente parado durante horas foi liberado e descongestionado pela Policia Militar.

De acordo com um dos enfrentantes do protesto, Enaldo dos Anjos, os caboclenses só estão recebendo água através de carro pipa e mesmo assim, os talões chegam todos os meses. Ainda de acordo com ele, a pista bloqueada só foi liberada mediante o um acordo firmado mais uma vez com José Arnaldo, que garantiu  a chegada do líquido precioso, (água) desta vez para esta quinta feira (28/02) a tarde ou no mais tardar, sexta feira, 01/03. “Isso é uma humilhação para os caboclenses, pagar os talões no valor de R$ 30,00 ( trinta reais) sem receber se quer um litro de água pelos canos da CASAL. Já se passaram dezembro, Janeiro e Fevereiro, três meses sem água. A desculpa é que está havendo um problema na rede elétrica. Quer dizer que o Sertão está chegando aos noventa dias com esse problema e nunca houve solução. Engraçado é não dá problema na máquina quando os talões vão ser impressos. Afinal, durante esses noventas dias pagando os talões, para onde vai esse dinheiro? Pouca vergonha pagar os talões sem receber água nos canos. Alguém pode até querer tapar o sol com a peneira com um carro pipa levando água. Sim, mas se estou pagando tenho o direito de receber em casa e não ficar sendo humilhado carregando água de lata em lata” publicou Enaldo em sua página do Facebook.